A Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, no Lar Paraná em Campo Mourão, foi alvo de quatro furtos só no mês de janeiro deste ano.
Os ladrões levaram o notebook e a bateria do fusca do pároco Nilson Reis Gonçalves, uma moto, uma lixeira chumbada, botijão de gás, panelas em que eram feitas refeições da Pastoral da Criança, a bicicleta de uma funcionária, uma betoneira e uma maquita, equipamentos usados na construção do salão paroquial, ao lado da Igreja.
Em pelo menos duas ocasiões os ladrões levaram também a fiação elétrica da Igreja. Até uma missa foi cancelada porque a paróquia ficou sem luz.
O padre registrou queixa e espera que os objetos furtados sejam encontrados, mas até agora nada.
A paróquia confia a segurança à proteção divina e à polícia. Mas o padre resolveu dar uma ajudinha para evitar, pelo menos, que a fiação da igreja fosse furtada novamente.
Um vizinho deu a ideia e o pároco Nilson Reis engraxou o poste. [ouça o áudio acima]
Depois que o poste foi coberto de graxa, a vizinha viu um homem tentando furtar a fiação, mas ele desistiu porque escorregava e não conseguia se firmar para puxar os fios. [ouça o áudio acima]
Por enquanto, a Igreja não ficou mais sem energia. Mas a paróquia teme continuar sendo alvo de ladrões, que não se intimidam com o sistema de vigilância por câmeras. Se engraxar tudo resolvesse… [ouça o áudio acima]
A CBN não conseguiu contato com a Polícia Civil para comentar o caso.
Atualizado às 12h24: Em nota a Copel informou que:
"Não é uma prática recomendada. Apesar de dificultar para os ladrões, dificulta também para prestadores de serviços (energia, telefonia, internet). Caso seja necessária alguma manutenção por parte da Copel, por medida de segurança não será executada, pois dificulta a fixação da escada podendo causar acidente."