As 180 mil guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Maringá começam a chegar às casas dos contribuintes a partir desta segunda-feira, 2 de janeiro. A expectativa é que até 15 de janeiro todas as guias impressas tenham sido entregues.
O pagamento com 10% de desconto poderá ser feito até dia 25 de janeiro e com 7% de desconto até 10 de fevereiro.
Para quem optar pelo pagamento a prazo, a primeira das 12 parcelas deverá ser paga até 25 de janeiro. A novidade é que todas as guias terão um QR Code para o pagamento via PIX. Os boletos estão disponíveis também no site da prefeitura.
O reajuste, com base no IPCA-15, acumulado de agosto de 2021 a julho de 2022, é de 11,39%, um dos índices mais altos.
A estimativa é arrecadar R$ 330 mi, diz o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.
O pedido de isenção do IPTU vale para idosos acima dos 65 anos, aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência. Entre os requisitos estão: comprovar que são proprietários do imóvel, que residem no local e que não possuem outras propriedades no município; a renda familiar mensal de todos os moradores do imóvel não deve ultrapassar três salários mínimos; a área construída do imóvel não pode ultrapassar 150 m² se for de alvenaria, 200 m² se for de madeira e 200 m² se for de construção mista (com área construída de alvenaria não superior a 150 m²); e a área útil do terreno não pode ser maior que 1 mil m².
O pedido de isenção do IPTU deve ser protocolado até o dia 31 de março de 2023, na página do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da prefeitura, ou na praça de atendimento do Paço Municipal.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550