País recolhe 94% das embalagens vazias de defensivos agrícolas

CBN Rural

País recolhe 94% das embalagens vazias de defensivos agrícolas

CBN Rural por Rogério Recco em 14/08/2024 - 16:28

Estamos na Semana Nacional do Campo Limpo, uma celebração coordenada pelo inPEV – o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, cuja finalidade é ressaltar uma importante conquista brasileira.

Estamos falando da estruturação de um sistema de logística reversa e de economia circular, que começou há mais de 20 anos, e no qual o Brasil é líder mundial.

Trata-se do recolhimento ambientalmente correto e a adequada destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Com isso, ao mesmo tempo em que o agro brasileiro solucionou um grande problema ambiental, tornou-se uma referência para o mundo.

O CBN Rural conversou sobre esse assunto na edição desta quarta-feira com Fábio Macul, coordenador do inPEV responsável pela região sul do Brasil.

Para o ouvinte entender melhor, cabe ao produtor armazenar adequadamente a embalagem cheia, e durante o seu uso, fazer a tríplice lavagem e furar essas embalagens. Por último, armazenar os recipientes vazios até que seja feito o recolhimento, podendo guardar por até um ano.

Segundo Macul, quando falamos que o Brasil tem uma agricultura cada vez mais sustentável, este é, sem dúvida, um dos pilares, em o setor resolveu com brilhantismo um problema ambiental, recolhendo atualmente 94% das embalagens vazias, sendo que a reciclagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas dá origem a um amplo leque de artefatos, entre eles os conduítes de energia elétrica e tubos para o sistema de esgotos que estão praticamente em todas as casas.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade