O Paraná figura entre os estados que mais realizaram adoções em 2020 no país. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Paraná, o estado ficou em segundo lugar.
Em 2020, foram realizadas 415 adoções no estado. 21 desses processos foram de crianças de Maringá. 15 meninos e 6 meninas, com idade entre 0 e 12 anos. As informações são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), por meio do Tribunal de Justiça do Paraná.
Quatro desses processos de Maringá foram internacionais, ou seja, os pretendentes vieram de fora do país para adotar.
Segundo o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Sérgio Luiz Kreuz, em entrevista ao Tribunal de Justiça do Paraná, apesar da dificuldade em função da pandemia, o estado conseguiu concluir algumas adoções internacionais. Mas o número de processos nesse modelo tem diminuído. [ouça a entrevista acima]
Atualmente, o Brasil tem 5 mil crianças aptas a adoção. O Paraná possui 333 crianças em processo de adoção e outras 467 que estão aptas para serem adotadas. Em Maringá, atualmente, há uma única criança à espera de adoção em Maringá. Trata-se de um menino de um ano e meio. E uma única adolescente, de 15 anos, a espera de adoção.
Para se candidatar à adoção é obrigatório ter mais de 18 anos e ter 16 anos a mais que a criança ou adolescente a ser adotado. Para realizar o cadastro, é necessário procurar a Vara de Infância e Juventude, no Fórum de Maringá.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550