O município de Paranacity, no noroeste do Paraná, dará um passo importante nessa quinta-feira (29). Será reconhecido como a "Capital do Urucum", em um evento para produtores da agricultura familiar e da cultura do urucum. Haverá o detalhamento do projeto para a conquista da indicação geográfica (IG), além de palestras de capacitação. O consultor do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, fala sobre o encontro. [ouça o áudio acima]
Atualmente, o fruto é cultivado em 600 hectares que produzem cerca de 700 toneladas por ano da semente. O urucum, cujo pó das sementes, que é conhecido como colorau ou colorífico, também é utilizado na indústria alimentícia, cosmética e têxtil.
O produto de Paranacity é beneficiado em São Paulo e logo depois é encaminhado para o mercado nacional e internacional. O prefeito, Junior Cocco, disse que este selo IG, reconhecimento obtido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), vai colocar o urucum em outro patamar. [ouça o áudio acima]
O evento é realizado pela prefeitura de Paranacity, Sebrae PR, Câmara Municipal, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). A Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity (Aprucity) conta com 42 membros.
O evento será no auditório do Sindicato Rural, das 13h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (44) 3463-8101.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550