Paranaense faz parte de ordem religiosa que ajuda soldados feridos
Foto: Arquivo pessoal padre Varcílio Basil Salkovski

Guerra na Ucrânia

Paranaense faz parte de ordem religiosa que ajuda soldados feridos

Paraná por Luciana Peña em 21/01/2023 - 09:28

Um padre de Roncador, que vive nos Estados Unidos, faz parte de uma ordem religiosa ucraniana que arrecada donativos para soldados feridos na guerra. O atendimento é prestado desde 2014, quando a Rússia invadiu a Criméia, mas se intensificou no ano passado quando começou a guerra entre a Ucrânia e o invasor. O confronto vai completar um ano no mês que vem.

A cidade de Roncador, no noroeste do Paraná, tem forte influência ucraniana. Tanto que no município existe uma igreja católica de rito oriental, fundada por ucranianos, que é a paróquia São Nicolau.

O padre Varcílio Basil Salkovski, nascido em Roncador, é filho de pai ucraniano e vive desde o final da década de 1970 nos Estados Unidos, onde trabalha numa ordem religiosa que ajuda migrantes ucranianos.

Desde 2014, quando a Rússia invadiu a Criméia, na Ucrânia, a ordem religiosa tem arrecadado uma grande quantidade de donativos, como alimentos, roupas e medicamentos, para os refugiados e entre eles soldados feridos.

Em visita a Roncador, o padre conversou com a reportagem da CBN Maringá.

O padre Varcílio disse que o número de soldados feridos acolhidos nos Estados Unidos aumentou muito desde o início da guerra em fevereiro de 2022.

Nos hospitais é possível ver que muitos chegam mutilados. [ouça o áudio]

Os ucranianos dizem que o povo tem esperança que, com a ajuda do ocidente, o invasor seja vencido. [ouça o áudio]

A Ordem Religiosa São Basílio Magno, da qual o padre Varcílio faz parte, é de Nova York.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade