Parkinson: projeção aponta crescimento de 112% nos casos até 2050
Imagem Ilustrativa | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Saúde

Parkinson: projeção aponta crescimento de 112% nos casos até 2050

Saúde por Brenda Caramaschi em 15/05/2025 - 09:57

A doença de Parkinson afetará 25,2 milhões de pessoas em todo o mundo até 2050, o que representa um aumento de 112% em relação a 2021, segundo um estudo publicado na revista médica The BMJ, o British Medical Journal. O crescimento da prevalência da doença é atribuído principalmente ao envelhecimento da população global.

Estima-se que a taxa de Parkinson alcance 267 casos por 100 mil pessoas em 2050, com uma prevalência maior entre os homens do que nas mulheres. Esta condição é degenerativa, causa um desgaste progressivo e causa lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e na escrita ao longo do tempo, além dos tremores característicos. A progressão dos sinais e sintomas varia entre as pessoas acometidas e, apesar de não ter cura, a doença de Parkinson é tratável.

A médica Roberta França explica os fatores que contribuem para o aumento previsto de casos de Parkinson e fala sobre a importância de estar atento às primeiras manifestações sintomáticas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade