Meio Ambiente
Maringá
Peixes do Parque do Ingá são retirados nesta sexta-feira (12)
Meio Ambiente por Fabio Guillen/GMC Online em 12/06/2020 - 12:06Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), da UEM, estão fazendo a despesca de peixes do lago principal do Parque do Ingá nesta sexta-feira (12).
A informação foi confirmada pelo coordenador do Nupélia, Samuel Veríssimo. Os peixes serão pescados com redes e serão descartados no aterro industrial, segundo prevê o edital de contratação da universidade para realizar o trabalho.
O descarte dos peixes será feito pela Prefeitura de Maringá. Os pesquisadores só farão a pesca de peixes considerados invasores, como as tilápias. As demais espécies, como lambaris, serão mantidas, segundo os pesquisadores.
A Prefeitura de Maringá não autorizou a entrada da imprensa no Parque do Ingá nesta sexta-feira (12), para acompanhar os trabalhos dos pesquisadores.
O lago do Parque do Ingá está secando. A estiagem prolongada formou um cenário de sertão no local. É possível atravessar uma parte do lago a pé, principalmente a região onde existe uma ilha, conforme mostrou a reportagem do GMC Online em maio deste ano.
A despesca, contratada pela Prefeitura, é um dos objetivos do plano de manejo para tentar salvar o lago e a vida aquática. O valor do contrato da Prefeitura de Maringá com a UEM para fazer o serviço é de R$ 13 mil.
Não há previsão de quanto tempo deve demorar o serviço.
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Parque Nacional de Ilha Grande
Incêndio atinge ilha onde não havia registro de fogo há 20 anos
Você faz a pauta
Sustentabilidade
Silvio Barros participa de evento internacional sobre cidades
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade