CBN Rural
Pequenos produtores vão ter assistência técnica personalizada
CBN Rural por Rogério Recco em 20/08/2024 - 16:14O Sistema FAEP/SENAR-PR está anunciando uma novidade: a expansão da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O objetivo é fortalecer ainda mais o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais do Paraná, por meio de uma consultoria individualizada que será prestada aos produtores nas áreas de olericultura, frutas, café, apicultura, ovinos e bovinos de corte e leite.
Nessa linha, a partir do ano que vem, um projeto-piloto vai ser implementado em dez cidades, ou seja, Cianorte, Cornélio Procópio, Faxinal, Ivaiporã, Marialva, Cascavel, Guarapuava, Ortigueira, Rio Azul e Francisco Beltrão, sendo que Curitiba já participava anteriormente. O CBN Rural conversou sobre isso com a técnica Vanessa Reinhart, do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Em cada uma dessas cidades vão ser formadas turmas com a respectiva cadeia produtiva do lugar, formadas basicamente por pequenos produtores que não têm acesso à assistência técnica. Cada participante será visitado mensalmente, ao longo de 24 meses, ajudando-o a melhorar a produção agropecuária, aumentar a renda do negócio e promover o desenvolvimento sustentável. A ideia é que essas propriedades visitadas e acompanhadas sirvam, depois, de referência para a região.
Em Marialva, a cadeia produtiva em foco é a fruticultura, cujos integrantes vão ser indicados por mobilizadores a serviço do Sindicato Rural. É importante que eles apliquem todos os conhecimentos e práticas recomendadas.
Segundo Vanessa, o projeto piloto desenvolvido inicialmente em Curitiba apresentou excelentes resultados, como redução de custos, a melhoria da gestão da propriedade e a melhor qualidade do produto final para o consumidor. Para os próximos anos, a ideia é continuar expandindo a ATeG.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade