Saúde
Pesquisa da UEM vira modelo mundial para enfrentamento da tuberculose
Saúde por Brenda Caramaschi em 23/08/2024 - 10:07Uma pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu destaque mundial ao colaborar com o Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da tuberculose, uma das doenças que mais mata no Brasil.
Pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (Gepvhat/UEM) analisaram a eficácia das políticas públicas que buscam a eliminação da doença no País. O grupo está vinculado ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM, com coordenação da professora Gabriela Magnabosco.
No final de junho, a metodologia empregada pelo Gepvhat/UEM foi exposta em Daca, capital de Bangladesh, durante um painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicado a países-modelo na articulação multissetorial para a resposta à tuberculose. O trabalho, que recebeu apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), foi apresentado como um exemplo a ser seguido por demais países prioritários no combate à doença.
A professora explica a metodologia adotada e relembra que a tuberculose, apesar de não ser tão lembrada na hora de diagnosticar os sintomas, ainda afeta um grande número de pessoas e precisa de atenção preventiva para ser eliminada.
Notícias da mesma editoria
Solidariedade
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade