Pesquisa da UEM vira modelo mundial para enfrentamento da tuberculose
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Saúde

Pesquisa da UEM vira modelo mundial para enfrentamento da tuberculose

Saúde por Brenda Caramaschi em 23/08/2024 - 10:07

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu destaque mundial ao colaborar com o Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da tuberculose, uma das doenças que mais mata no Brasil.

Pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (Gepvhat/UEM) analisaram a eficácia das políticas públicas que buscam a eliminação da doença no País. O grupo está vinculado ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM, com coordenação da professora Gabriela Magnabosco.

No final de junho, a metodologia empregada pelo Gepvhat/UEM foi exposta em Daca, capital de Bangladesh, durante um painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicado a países-modelo na articulação multissetorial para a resposta à tuberculose. O trabalho, que recebeu apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), foi apresentado como um exemplo a ser seguido por demais países prioritários no combate à doença.

A professora explica a metodologia adotada e relembra que a tuberculose, apesar de não ser tão lembrada na hora de diagnosticar os sintomas, ainda afeta um grande número de pessoas e precisa de atenção preventiva para ser eliminada.


 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade