CBN Rural
Planejamento dita o crescimento do cooperativismo paranaense
CBN Rural por Rogério Recco em 03/12/2024 - 16:17Como acontece todos os anos, o sistema cooperativista paranaense realizou em Curitiba, na última sexta-feira, o seu encontro de final de ano, com a presença de mais de 2 mil participantes de todo o estado.
Na oportunidade, o setor fez uma avaliação do que foi o ano de 2024 e este é o assunto de hoje no CBN Rural, na entrevista com o superintendente do Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Robson Mafioletti.
Segundo ele, o setor cresce e aparece porque há muitos anos trabalha com planejamento estratégico. E embora a estimativa de que o faturamento na soma das 225 cooperativas do estado não seja muito diferente de 2023 - em torno de R$ 200 bilhões - devido a forte quebra de safra no ciclo 2023/24, a projeção até o final da década é que alcance R$ 500 bilhões.
Os números de 2024 ainda não estão fechados, mas no exercício anterior, as cooperativas do estado, que somam juntas 4 milhões de cooperados, distribuíram resultados de 9,5 bilhões de reais. Somando a isso os 140 mil funcionários, a Ocepar considera que o sistema cooperativista paranaense beneficia diretamente 6,5 milhões de pessoas num estado cuja população é de 11 milhões.
Outro dado muito expressivo é que as cooperativas participam com 65% do PIB agropecuário do Paraná, que é o segundo maior estado produtor do país. Ou seja, não dá para imaginar a atividade agropecuária do Paraná e a própria economia do estado sem as cooperativas.
E tem mais. No ano passado, os investimentos das cooperativas somaram 6,5 bilhões de reais, os impostos recolhidos foram de quase 4 bilhões de reais e as exportações passaram de 9 bilhões de reais.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade