Cidade
Planejamento urbano e a verticalização da cidade de Maringá
Cidade por Redação em 14/06/2024 - 15:00Por muito tempo, observamos cercas indicando áreas de construção para novos prédios em diversos pontos da cidade de Maringá.
Isso faz com que você encontre um apartamento à venda em Maringá com mais facilidade. Mas, antes de tudo, vamos entender melhor, abaixo.
Planejamento urbano na cidade
O planejamento urbano de Maringá, no estado do Paraná, é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).
O principal instrumento desse planejamento é o Plano Diretor, que define diretrizes para a organização territorial, crescimento e expansão da cidade, com o objetivo de garantir um desenvolvimento sustentável e equilibrado.
Recentemente, o Plano Diretor de Maringá passou por uma revisão e atualização com base na Lei Municipal N.º 1.424/2024, em conformidade com a Lei Federal Nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e a Lei Estadual N.º 15.229/2006.
Esse processo de revisão contou com uma ampla participação da comunidade, incluindo audiências públicas e consultas envolvendo diversos setores da sociedade.
O Plano Diretor é estruturado em blocos temáticos que abordam questões como limites urbanos, uso do solo, sistema viário, loteamento urbano, regulamentações para construções e mecanismos municipais de desenvolvimento como IPTU progressivo e outorga onerosa do direito de construir.
Essa abordagem visa assegurar um crescimento urbano organizado que promova qualidade de vida e uso eficiente dos recursos disponíveis.
Além disso, Maringá se destaca por suas iniciativas sustentáveis e inovadoras como a criação de espaços verdes e ciclovias, contribuindo para a mobilidade urbana e preservação do meio ambiente.
A cidade também aposta em tecnologias e práticas de cidade inteligente, unindo a infraestrutura urbana com soluções tecnológicas para aprimorar a administração urbana e o bem-estar dos habitantes.
Assim, esse planejamento urbano não apenas busca suprir as demandas imediatas de crescimento e infraestrutura, mas também projeta o futuro da cidade com ênfase em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
Verticalização nas Zonas de Maringá
Começando pelo centro na Zona 01, mesmo com a escassez de novos terrenos para desenvolvimento, ainda surgem novos empreendimentos e manutenção nos sonhos de pessoas que querem investir no aluguel de um apartamento em Maringá.
A Zona 03, por sua proximidade ao Centro, tem se destacado nos últimos 15 anos com muitas obras e lançamentos recentes.
Já a Zona 07 concentra o maior número de edifícios e ainda possui terrenos adequados para futuros projetos.
A Zona 08 também vem apresentando um aumento significativo no número de novos edifícios, principalmente nas proximidades do Jardim Aclimação.
Próximo à Zona 08, uma área que promete abrigar novos empreendimentos e que adota o conceito de smart city é o Eurogarden.
Este bairro teve parte de sua inauguração em maio de 2022, com a abertura de duas avenidas.
No Eurogarden, os edifícios serão integrados ao meio ambiente e priorizarão a mobilidade urbana e os princípios de uma cidade inteligente, segura, arborizada e tecnológica.
Outra região bastante verticalizada em Maringá é a zona sul, onde se encontram os bairros Jardim Novo Horizonte, Vila Cleópatra, Jardim Social, Chácara Paulista, Chácara Assaí, Vila Marumby e Jardim Tabaetê.
Nestes bairros, a construção de edifícios continuará crescente graças à proximidade do centro e aos fortes polos comerciais e serviços.
Na parte setentrional, sobretudo na extremidade do Bairro Alvorada, também é visível um incremento na edificação de prédios destinados a famílias de recursos limitados.
Adicionalmente, a localidade denominada Gleba Itororó, adjacente ao Parque Florestal dos Pioneiros, sugere que a verticalização em Maringá continue avançando.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade