Foi aberta nesta sexta-feira (12) a consulta pública do Plano Gestão de Arborização Urbana de Maringá, que terá validade de 20 anos. O documento na íntegra pode ser acessado no site da prefeitura até o dia 29. No período, a população poderá fazer sugestões de melhorias ao plano, que depois será debatido em audiência pública. Somente na sequência, é que o documento deverá ser implantado na cidade por meio de decreto e lei municipal.
O plano norteia o Executivo para ações que envolvem a arborização urbana, principal cartão postal de Maringá. Porém, apesar da validade de 20 anos, o documento terá que ser revisto a cada cinco anos e atualizado, caso seja necessário. Vale destacar que o documento demorou quase dois anos para ser elaborado por uma comissão com quase 40 profissionais. O documento traz um diagnóstico da arborização da cidade, caracterização urbanística, paisagística, social e econômica do município, além de direcionar o plantio de mudas, pode e corte de árvores.
Hoje, de acordo com a prefeitura, a cidade tem 123 mil árvores. Antes de ir para consulta pública, o plano de arborização foi aprovado pela comissão de elaboração e o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente).