O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da região de atuação do Pelotão de Umuarama, recebeu um reforço para o trabalho durante a Operação Verão Maior Paraná 2022/2023. Um helicóptero vai atuar na região noroeste do estado, na orientação, prevenção e repressão de crimes ambientais.
De acordo com o Comandante do Pelotão de Umuarama, tenente Guilherme Schnaider, o reforço foi um pedido dos comandantes militares da região. [ouça o áudio acima]
Uma das ocorrências atendidas nesse domingo (25) pela equipe que sobrevoou uma ilha do Rio Paraná, foi a presença de um jacaré próximo a algumas pessoas. Uma equipe terrestre foi acionada e atendeu a solicitação. A utilização do helicóptero será importante pela agilidade em atender algum tipo de ocorrência. [ouça o áudio acima]
Neste trabalho, será empregado o efetivo no policiamento fluvial, com abordagens a embarcações e pessoas tanto em rios como ilhas do Parque Nacional da Ilha Grande, que é uma unidade de conservação federal, e ainda nas margens das várzeas do Rio Paraná.
As ações da Polícia Ambiental visam prevenir e orientar a população local e turistas que frequentam a Costa Noroeste do Paraná e aproveitam os atrativos turísticos da região, principalmente nos municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná (Porto São José), Querência do Norte, Icaraíma (Porto Camargo), São Jorge do Patrocínio (Porto Paracaí) e Altônia (Porto Yara), sobre a importância da conscientização ambiental e preservação do meio ambiente.
O helicóptero será utilizado pelas equipes até o dia 2 de janeiro quando retorna para Curitiba.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550