Os municípios da região de Campo Mourão decretaram lockdown há algumas semanas para tentar frear o avanço do coronavírus. Dias depois, alguns municípios desistiram da medida e reabriram o comércio.
O presidente da Comcam, Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, prefeito de Araruna, Leandro Oliveira, avalia que a situação no sistema de saúde da região é crítica.
Segundo ele, o lockdown teve reflexos positivos, mas não há intenção de adotar medidas tão drásticas novamente. Isso porque, segundo o prefeito, o empresário acaba sofrendo com o negócio fechado, e a população leva como período de férias, diz ele. [ouça o áudio acima]
A Comcam abrange 25 municípios da região e está inserida, assim como a região de Maringá, na macrorregião noroeste, que corresponde às cidades da 11ª a 15ª Regional de Saúde.
A ocupação de leitos na macrorregião continua total, o que é considerado acima de 90%, além dos pacientes que aguardam leitos. Segundo o diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamin, atualmente cerca de 100 pacientes esperam por um leito de UTI e 160, de enfermaria.
E essa taxa permanece desde março, o que é preocupante porque a capacidade de ampliação dos leitos vai se esgotando, diz o diretor. [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550