Os moradores de Sarandi receberam o boleto para o pagamento do IPTU 2023 e se revoltaram. É que no ano passado, foi aprovada na Câmara a proposta da Prefeitura de Sarandi para desmembrar a cobrança da taxa de lixo da cobrança do valor do imposto.
O que antes vinha no mesmo boleto, agora chegou na casa dos moradores em guias separadas.
O que os moradores não entenderam é por que em alguns casos o valor da taxa do lixo chegou a ser maior do que o próprio IPTU.
O comerciante Zinho Machado relata a revolta. Nessa segunda-feira, houve até tumulto na sessão da Câmara de Sarandi, que foi suspensa. Segundo ele, os moradores querem que essa lei seja revogada e pretendem não pagar os boletos como forma de protesto. [ouça o áudio acima]
A Margarida Luz também está indignada. [ouça o áudio acima]
O procurador jurídico de Sarandi, Fábio Massao Navarrete, explica que o que houve foi a atualização do valor venal do imóvel, que é o valor de venda.
Segundo ele, a diferença no valor da taxa de lixo e do imposto se deu porque a prefeitura reduziu o valor da alíquota do IPTU para tentar diminuir o valor cobrado do imposto. Mas o percentual cobrado pela taxa do lixo foi atualizado como todos os anos. [ouça o áudio acima]
Ainda de acordo com o procurador, contribuintes que têm direito à isenção do IPTU também continuam tendo direito à isenção da taxa de lixo.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550