A Universidade Estadual de Maringá, em parceria com a Escola de Gestão da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, oferta o mestrado profissional em políticas públicas. As inscrições, que se encerrariam nessa sexta-feira (23), foram prorrogadas para o dia 06 de outubro. Essa pós-graduação é voltada a quem atua no serviço público, principalmente em cargos de coordenação.
A duração é de dois anos e não tem custo. O processo seletivo tem três etapas. Os aprovados na avaliação de projeto de pesquisa, que é a primeira, seguem para a próxima, que é a prova de conhecimentos teóricos. Depois, na última fase, ocorre uma entrevista feita por uma banca de seleção.
Esse mestrado é diferente do acadêmico, cujo principal objetivo é a pesquisa. No profissional, a meta é produzir alguma inovação que possa ser aplicada ao local em que o aluno atue, explica o professor Ednaldo Ribeiro, coordenador adjunto do mestrado profissional em políticas públicas.
Em um mestrado acadêmico, quem conclui deve apresentar uma dissertação. No caso do profissional, o esperado é um produto. Ribeiro cita alguns casos recentes.
Mais informações podem ser obtidas no site.