A saída de Miguel Fernando Perez da Secretaria de Cultura de Maringá deixou uma preocupação para o Conselho Municipal da área. Os conselheiros avaliavam Perez como um interlocutor disposto ao diálogo e alguém que conhecia a classe artística. O agora ex-secretário pediu demissão oficialmente no dia 12 de fevereiro, após o prefeito Ulisses Maia responder à CBN no Twitter dizendo que Perez deixaria a pasta.
O Conselho Municipal de Cultura é um grupo formado por artistas e produtores culturais. Nesta segunda-feira (17), uma assembleia foi marcada. Por falta quórum, não houve essa reunião. Entretanto, os conselheiros agendaram uma reunião com Domingos Trevizan, chefe de gabinete do município. Será nesta terça-feira (18).
Eles querem saber se já há um nome para a secretaria. Se sim, quem.
Segundo o presidente do Conselho, Pedro Marques, a principal preocupação é a continuidade dos editais, como Aniceto Matti. O Conselho também pensa em indicar três nomes.
Miguel Fernando Perez alegou ter saído por motivos pessoais. Produtores consultados pela CBN disseram não ter muita certeza quanto a essa decisão e falaram que desgastes internos podem ter levado a saída dele. .
O sociólogo Tiago Valenciano, que presidia o Conselho Municipal de Cultura, renunciou ao cargo dizendo ter tomado a decisão em solidariedade a Miguel Fernando. Essa ação motivou ainda mais a conversa de que a saída do secretário não foi tão amistosa quanto parece.
Para o Conselho Municipal, Francisco Pinheiro, diretor da Secretaria de Cultura, deveria assumir como secretário até o fim do ano para dar continuidade ao trabalho.
A CBN apurou que ao menos um produtor cultural e um artista foram consultados para ocupar o cargo de secretário de Cultura.
A mudança no secretariado tem ocorrido desde o início do ano. Vagner de Oliveira deixou a Secretaria de Serviços Públicos após uma série de reportagens da CBN em relação às roçadas. Francisco Favoto, secretário de Inovação e Desenvolvimento, pediu exoneração por motivos pessoais. Ainda pode haver mudança na Saúde.