O novo espaço científico será construído entre o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e a Estação Meteorológica. No lugar será possível observar com telescópios e a olho nu, planetas, estrelas e outros corpos celestes, como asteroides, cometas e satélites naturais. O novo planetário terá cúpula com sete metros de diâmetro, projeção digital e acomodará até 80 pessoas.
Os recursos deste edital vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e são reservados ao programa Praças da Ciência, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Finep, Financiadora de Estudos e Projetos.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Cesar Danhoni Neves, do Departamento de Física da UEM, o espaço vai ajudar na divulgação científica. [ouça o áudio acima]
A expectativa é que as obras comecem no início de 2024. A previsão para conclusão dos serviços é de um ano, com inauguração prevista para 2025.
Além da UEM, foram selecionados projetos da UTFPR, em Toledo; do Parque Tecnológico Itaipu e do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, ambos em Foz do Iguaçu. O objetivo é disponibilizar para a população espaços interativos de lazer e cultura, que explorem temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento.
Com informações da AEN
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550