A saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, anunciada em pronunciamento nesta sexta-feira (24), foi repercutida nas redes sociais de políticos. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e os senadores do Paraná escreveram mensagens sobre o assunto. Além de ter sido o juiz responsável pela maior parte dos julgamentos da Lava-jato, Sérgio Moro é paranaense, nascido em Maringá.
Ele pediu demissão após o Governo Jair Bolsonaro demitir o diretor-geral da Polícia Federal Marcelo Valeixo sem dar razões claras. O ex-juiz apontou tentativa de interferência por parte da Presidência da República.
De modo geral, as postagens tiveram tom de perda para o Brasil e reforço de apoio a Moro.
No Twitter, o prefeito Ulisses Maia (PSD) escreveu que: “Sergio Moro é um orgulho para Maringá e para o Brasil. Ele cumpriu papel público importante como juiz e também como ministro. É uma perda para o país sua saída de uma pasta tão vital no combate à corrupção, mas sei que onde estiver honrará sua missão”.
Na mesa rede social, os senadores pela Paraná se manifestaram.
Alvaro Dias (Podemos) fez uma série de publicações. O político escreveu: “Moro aponta fundamentos do crime de responsabilidade praticado pelo presidente. Mais graves que a demissão são os crimes denunciados. Inquéritos em andamento estimularam demissão de Valeixo. Ele é incorruptível. O crime de falsidade ideológica é surpreendente . Por que demitir Valeixo com a caneta de Moro?”.
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) escreveu: “Acompanhei a coletiva de imprensa do min. Sergio Moro, nesta manhã. Declaro total apoio ao ex-juiz e não quero ver o fim da autonomia da PF nas importantes investigações que realiza. Continuo acompanhando a situação política, mas deixo muito claro meu integral apoio a Moro”.
Flávio Arns (Rede) lamentou. O senador registrou que: “A saída de @SF_Moro do @JusticaGovBR é mais uma lástima que se acumula em meio a tantas crises que estamos vivenciando em nosso país. O que esperar agora? Polícia Federal sem comando técnico? Mais retrocessos no combate à corrupção? Pela primeira vez na história não se escolheu quem seria punido, a Justiça foi feita independente de cargo ou classe social. Sua saída, da forma como ocorreu, deixa em todos nós um enorme sentimento de dúvida sobre o futuro”.
Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante