Na tarde dessa quarta-feira (21), os projetos contemplados com o prêmio Aniceto Matti, receberam de forma simbólica, a assinatura dos contratos para o desenvolvimento de atividades nos mais variados segmentos ligados à cultura.
Dos 180 projetos inscritos, 43 foram escolhidos e premiados. Um deles é da artista Roberta Stubs que vai aplicar os recursos em uma exposição coletiva com dez artistas de Maringá e outros dois convidados de outras cidades. [ouça o áudio acima]
O prêmio, por ano, recebe investimentos de R$ 2 milhões de reais para música, artes visuais, dança, literatura e patrimônio histórico. Os valores variam de 25 a 70 mil reais como explica o secretário de cultura, Victor Simião. [ouça o áudio acima]
Para participar, os artistas precisaram mostrar o que é o projeto que irão executar, como irão desenvolver e orçamento para a realização do trabalho. Ao final de 180 dias, quem foi premiado com os recursos, precisa comprovar o investimento e a prefeitura faz a fiscalização do trabalho realizado.
O prêmio é uma homenagem ao artista Aniceto Matti, que nascido na Itália, chegou a Maringá em 1950 e, ao longo dos 80 anos de vida, fez programas de rádio, deu aulas de piano e foi compositor.