O prazo para o pagamento da primeira parcela do benefício era do dia 23 ao dia 30 de abril, no entanto, vários profissionais ainda não haviam recebido o valor até a tarde de ontem. Segundo a administração municipal, houve um problema técnico.
A Prefeitura de Maringá recebeu 1.339 pedidos do auxílio emergencial destinado aos profissionais do setor de eventos que estão sem renda devido à pandemia. Desses, 987 foram selecionados para receber o benefício no valor de R$ 1 mil, dividido em duas parcelas. O prazo para o pagamento da primeira parcela era de 23 a 30 de abril, no entanto, vários profissionais não haviam recebido o benefício até a tarde desta segunda-feira, 3 de maio.
É o caso da Kelly Fernanda Cezini, de 41 anos, que trabalha no setor de confeitaria, na produção de bolos e doces para casamentos e outros eventos. Ela procurou a reportagem do GMC Online nesta segunda-feira (3). Por meio de um grupo de WhatsApp, que envolve profissionais do setor, Kelly descobriu que apenas alguns trabalhadores receberam o benefício dentro do prazo.
“Todos estavam à espera do pagamento do auxílio emergencial do dia 23 ao dia 30 de abril. Até o dia 27 não foi feito o pagamento de ninguém. No dia 28 de abril apenas alguns receberam. No dia 30 entramos em contato com o número que está na página da Prefeitura e passaram a informação de que era para aguardar, que o pagamento seria feito até o dia 10 de maio. Isso não foi divulgado para nenhum de nós. Então entramos em contato com o prefeito e ele informou, por meio de mensagens, que houve um problema técnico com o banco, e que isso seria resolvido até esta segunda-feira, mas ainda não recebemos”, detalha.
A Alessandra Aparecida Céfalo, de 49 anos, que trabalha com decoração de festas infantis, também não havia recebido o benefício até o fechamento desta reportagem.
“Aguardamos até o dia 30 de abril, que era o máximo segundo a Prefeitura, e nada. Para a nossa surpresa, hoje entramos em contato pelo WhatsApp, com um número que foi fornecido, e foi dito que até o dia 10, porque tiveram um probleminha no banco. […] Esse dinheiro não vai suprir todas as nossas necessidades, porque na verdade o que a gente precisa mesmo é trabalhar, mas ele já auxilia em algumas dívidas que pagamos todo mês. Os eventos retornaram agora, e contar com esse dinheiro, fazer algum plano e não receber é triste”, disse ao GMC Online.
Alguns profissionais de eventos que ainda não receberam o benefício chegaram a questionar o prefeito Ulisses Maia nas redes sociais nesta segunda-feira (3).
Em nota enviada à reportagem do GMC Online, a Prefeitura de Maringá esclareceu que “houve um problema técnico no campo onde os beneficiários escreveram o número da agência e conta do banco. Assim que detectou o problema, buscou a solução o mais rápido possível. Hoje foi enviada a ordem de pagamento que será efetivado nas contas amanhã [dia 4 de maio]. Mas, já foi detectado que nem todos os beneficiários receberá o pagamento, pois ainda existem dados inconsistentes. A Secretaria de Trabalho e Renda disponibilizará canais de comunicação por WhatsApp e e-mail para que os beneficiários que não receberem atualizem as informações”.
Administração municipal reforçou, ainda, que o dinheiro está separado para o pagamento do benefício aos profissionais de eventos.
A relação dos beneficiados está disponível no site da Prefeitura de Maringá. O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para o setor de eventos está previsto para o período de 24 a 31 de maio.
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(Atualização 04/05, às 11h35): A Prefeitura de Maringá informou nesta terça-feira (4) que os profissionais de eventos que não receberam o auxílio emergencial terão que retificar os dados. O prazo é até as 18h da próxima segunda-feira (10). Segundo a Prefeitura, a plataforma de inscrição detectou inconsistência no preenchimento dos dados de aproximadamente 250 profissionais nos campos com o número da agência e/ou conta bancária. Alguns cadastros também foram preenchidos com nome incompleto.
Os profissionais deverão enviar uma foto da carteira de identidade ou CNH, além de foto da conta bancária ou extrato bancário, exclusivamente pelo Whats App (44) 3221-1429 ou no e-mail no auxilioeventos@maringa.pr.gov.br. Não haverá atendimento presencial ou por telefone.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os profissionais que retificarem corretamente os dados até as 18h dessa quarta-feira (5), terão o pagamento efetivado na sexta-feira (7). No caso da correção de dados após esse período, efetuada até as 18h de segunda-feira (10), o pagamento será liberado na quarta-feira (12).