A CBN entrou em contato com a Rumo e aguarda um retorno.
(Atualizado às 11h34): Em nota, a Rumo informou que:
"A empresa informa que está apurando junto às autoridades municipais a informação sobre a eventual aplicação de multa relacionada à vegetação nas áreas sob sua responsabilidade no trecho rebaixado da linha férrea em Maringá (PR), nas imediações da Avenida Guaíra com a 19 de Dezembro.
A concessionária esclarece que a área operacional da ferrovia é de uso exclusivo para as atividades ferroviárias, não sendo destinada nem adequada para o tráfego de veículos de apoio ou como via alternativa. A utilização indevida desse espaço representa riscos à segurança das operações ferroviárias e da população.
Com relação a eventuais acessos, intervenções ou reparos na faixa de domínio ferroviária, é imprescindível que o Município entre em contato com a Rumo para apresentar os projetos pertinentes, de modo a viabilizar a análise técnica e a obtenção das autorizações necessárias, conforme previsto nos normativos vigentes e em respeito à segurança operacional da ferrovia.
A Rumo permanece à disposição para colaborar com o poder público, sempre com foco na segurança e na boa convivência com as comunidades ao longo da ferrovia."