A Prefeitura de Maringá registrou superávit financeiro no primeiro quadrimestre de 2020. Em audiência pública realizada nesta terça-feira (26) na Câmara de Vereadores, o município apresentou os resultados. A avaliação é a de que a crise econômica gerada pelo coronavírus não afetou tanto o município nos primeiros quatro meses do ano. O impacto, mesmo, deve ser sentido daqui pra frente.
Com isso, o superávit financeiro ficou em R$ 327 milhões. Desse total, 59% estão comprometidos já ou com convênios ou outros pagamentos. De recursos livres, são 41%, ou seja, R$ 134 milhões do total. Recursos livres podem ser aplicados onde a gestão achar que deve.
O resultado do superávit é obtido a partir de operações financeiras que leva em conta arrecadação, empenhos e o caixa do ano passado.
Embora seja comum dizer que o superávit é a junção de recursos livres, vinculados e de convênios, o vereador Jean Marques (Podemos) diz que é necessário tomar cuidado. Boa parte do dinheiro já está comprometido.
O secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, diz que a situação do município está controlada - e não entende a posição de Jean Marques como crítica.
A audiência pública foi acompanhada integralmente pelos vereadores Jean Marques (Podemos), Carlos Mariucci (PT) e William Gentil (PSB).
Lembre-se: ao sair de casa, use máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante