O Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores temporários que irão atuar na rede estadual de ensino a partir de 2021 recebeu 47 mil e 8 inscrições.
Os candidatos vão realizar uma prova de conhecimentos específicos da área em que irão atuar no dia 13, um domingo.
Segundo a Seed, Secretaria de Educação do Paraná, serão adotadas medidas rígidas de prevenção à Covid-19, seguindo um protocolo da empresa organizadora da prova e determinações da Secretaria de Estado da Saúde.
Pelo protocolo da empresa, o candidato deve trocar a máscara a cada duas horas e se a temperatura corporal estiver acima de 37,5 graus ele irá fazer a prova numa sala especial, junto com outros candidatos que estiverem na mesma situação.
Candidatos com cabelos longos devem manter os cabelos presos durante toda a prova. Haverá álcool em gel à disposição e a equipe que aplicará a prova estará com máscaras, luvas e equipamentos próprios que não poderão ser compartilhados.
Mas o sindicato que representa os professores está preocupado e se mobiliza.
Em Maringá a APP Sindicato enviou um ofício à prefeitura pedindo que não permita a realização da prova. O dirigente sindical André Tamiozzo diz que há risco para os candidatos, além disso o próprio decreto municipal com restrições para evitar aglomerações e circulação de pessoas vale até dia 13. [ouça no áudio acima]
A Prefeitura de Maringá informou que entrou em contato com o Governo do Estado pedindo a alteração da data da prova e aguarda uma resposta. A CBN entrou em contato com a Secretaria de Educação do Paraná e aguarda um retorno.
(atualização às 11h01): A Secretaria de Educação, por meio da assessoria, enviou uma nota sobre o assunto:
"A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) tem tratado do assunto com a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) e com os municípios-sede dos NREs (Núcleos Regionais de Educação) e irá prestar os esclarecimentos à Prefeitura de Maringá sobre as medidas de prevenção a serem aplicadas no dia da prova."
(atualização 03/12, às 20h): O Governo do Estado decidiu nesta quinta-feira (3) que a prova de conhecimento do PSS foi transferida para o dia 20 de dezembro como parte das medidas para conter a circulação do novo coronavírus no Paraná