A prefeitura de Sarandi multou a Rumo Logística em cerca de R$ 15 mil reais. A empresa que opera trens de carga que cortam a cidade, de acordo com o secretário do Meio Ambiente, Flávio Silva, não fez a roçada do trecho de quatro quilômetros.
Flávio disse que, no dia 19 de janeiro, foi encaminhado para a empresa um ofício que pedia a realização do trabalho. A primeira notificação foi para a sede da empresa, em Curitiba, no dia 26 de janeiro. Por fim, no dia 30 de janeiro, uma segunda notificação chegou até a empresa, com sede regional em Maringá. A prefeitura de Sarandi não recebeu um retorno. Por isso, a aplicação da multa, como explica o secretário, Flávio Silva. [ouça o áudio acima]
O secretário disse que esta não é a primeira vez que a empresa deixa de realizar o serviço de roçada. E a falta de manutenção tem provocado o aparecimento de animais peçonhentos como, por exemplo, escorpiões e aranhas. Além disso, tem sido usado para que pessoas consumam drogas nesses locais. [ouça o áudio acima]
O decreto municipal de 2011 permite que a roçada seja realizada pelas equipes da prefeitura e, posteriormente, cobrado da empresa. Porém, a dificuldade, de acordo com o secretário, são as demandas que existem para a realização deste trabalho em espaços do município e particulares. Sarandi tem 926 terrenos de propriedade do município.
A CBN entrou em contato com a empresa Rumo Logística para saber de um posicionamento quanto às notificações e a multa aplicada. Até o momento não tivemos retorno das ligações ou e-mail.
Nota da Rumo Logística
A concessionária informa que os trabalhos de roçada são executados por equipes terceirizadas e que está em processo de contratação para a execução do serviço em Sarandi (PR). Em relação as notificações da prefeitura, a empresa foi comunicada administrativamente e a previsão é que os trabalhos sejam executados ainda neste mês de março. As roçadas são realizadas periodicamente em diversos municípios do Paraná, priorizando as demandas por localidade conforme a segurança operacional e da comunidade. O período intenso de chuvas na estação, ocasionou no crescimento mais rápido do que habitual da vegetação no entorno da ferrovia, mas todas as providências serão tomadas para resolver a situação.