Em Mandaguari, a Secretaria de Saúde está pondo em prática um plano para acabar com as filas por consultas especializadas e melhorar o atendimento. Como em toda a cidade de interior, a dificuldade é contratar médicos e outros profissionais da área de saúde dispostos a trabalhar no serviço público. Falta interesse, por causa dos salários e da carga horária.
Nesta segunda-feira, foram abertas as inscrições de um processo de seleção simplificado para a contratação de médicos. Neste caso a carga horária é de 40 horas semanais. A inscrição é feita na sede da Secretaria Municipal de Saúde e o resultado será divulgado dia 29 deste mês. O salário é de R$12.477,89. Mas a Prefeitura de Mandaguari também está tentando atrair médicos de outra forma: reduzindo a carga horária.
Uma lei do Executivo foi enviada à Câmara criando uma nova carga horária para profissionais da saúde. Além de opções mais comuns, como carga horária semanal de 20 e 40 horas, a lei cria a carga horária semanal de 8 horas de trabalho. E essa opção será válida para todo tipo de profissional que atue em unidades de saúde. Desde médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos a até motorista e recepcionista. Além desta jornada de oito horas, a lei cria o revezamento de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso. O projeto chegou a entrar em debate no plenário da Câmara, mas foi retirado de pauta e está tramitando. A Secretaria de Saúde de Mandaguari fica na Rua Zacarias de Vasconcelos nº382.