Um ouvinte da CBN ligou para reclamar do atraso na coleta de lixo em Paiçandu. De acordo com ele, vários bairros estavam com lixo amontado. Fomos a Paiçandu conferir a situação.
Mas a reportagem encontrou o caminhão da coleta. E os coletores disseram que a coleta está normal. Mas confirmam que houve atraso. É que o lixo é recolhido por uma empresa terceirizada e o contrato com a prefeitura está terminando. Funcionários estão de aviso prévio. Um funcionário que não quis se identificar disse que foi informado de que o contrato será renovado, mas não de forma integral. Ele não sabe como vai ficar a situação dos coletores.
O atraso na coleta teria sido por causa de atraso no pagamento, mas como os salários foram pagos, o serviço voltou ao normal. Moradores estão preocupados com a possível mudança. Ione Saldanha que mora no centro, onde a coleta não atrasou, diz que a empresa terceirizada é eficiente.
O contrato com a empresa terceirizada vence em dezembro e o valor anual é de um milhão de reais. O secretário de meio ambiente, Renato Silva, diz que o contrato será prorrogado, mas com alterações. A prefeitura quer assumir parte da coleta para reduzir custos.
A empresa que tem hoje 16 funcionários, vai trabalhar com apenas 8. A coleta por parte da prefeitura será feita com presos do regime semiaberto. Serão oito presos. A prefeitura tem convênio com a Colônia Penal Industrial há cinco anos.