A primavera é chamada de estação de transição, por ficar entre o inverno e o verão, teoricamente estações com clima mais definido. Mas este final de inverno vai ser um dos mais quentes já enfrentados pelos maringaenses.
A onda de calor que atinge todo o Paraná deve permanecer nos próximos dias e vai pegar o início da nova estação.
O equinócio da primavera ocorre no dia 23 de setembro, pontualmente às 3h50.
E a influência do fenômeno El Niño vai impactar no tempo da estação. Com intensidade moderada a forte, o fenômeno climático que significa o aquecimento anormal das águas está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial.
Por causa disso estão previstas mudanças no padrão de circulação do vento em várias regiões do mundo. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas.
E segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o transporte de ar quente da região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, o que promete aumentar ainda mais o calor. [ouça o áudio acima]
O primeiro dia da nova estação deve ter tempo quente e ensolarado em todas as regiões do Paraná, exceto no Norte Pioneiro onde estará parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 15 ºC em União da Vitória. A máxima mais alta deve ser registrada em Paranavaí, 42 ºC. Em Maringá os termômetros devem marcar 40°C.
E a característica chuvosa da primavera é boa para a agricultura, mas o excesso acende o alerta para o produtor rural, orienta a agrometeorologista do IDR-PR, Angela Beatriz Costa. [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550