Quando a gente viaja pelo país e encontra uma academia de ginástica ao ar livre, logo lembra de Maringá.
E faz sentido. Foi aqui que as academias surgiram.
A primeira ATI, Academia da Terceira Idade, foi inaugurada em Maringá em abril de 2006 pelo então ministro do Esporte Orlando Silva.
Em pouco tempo as academias caíram no gosto popular.
O que ninguém sabia, quando se exercitava ao ar livre, pertinho da natureza, era que por trás daqueles equipamentos havia uma história de criatividade, empreendedorismo e superação.
A gente começa contando como uma ideia simples e criativa faz toda a diferença na vida de milhares de pessoas.
O prefeito da época, Silvio Barros, se interessou por uma reportagem sobre equipamentos para se exercitar ao ar livre na China.
Aqui existia o Programa Municipal Maringá Saudável. Um incentivo à prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e hábitos saudáveis de vida.
Tinha tudo a ver. [ouça o áudio acima]
Como não existia nada parecido no país, a prefeitura não podia abrir uma licitação para adquirir as ATIs. Foi uma cooperativa médica que bancou o projeto e doou ao município. [ouça o áudio acima]
A tarefa de fabricar a primeira ATI foi confiada ao metalúrgico Paulo Ziober Junior, que na verdade era dono de um pesqueiro e fazia bicos numa metalúrgica de fundo de quintal.
A metalúrgica se tornou a principal renda da família depois de uma enchente que destruiu o pesqueiro. Eu até lembro porque a CBN fez reportagem. Da noite para o dia, a família perdeu tudo o que tinha. [ouça o áudio acima]
Paulo não ficou lamentando o prejuízo. Ele e a família se agarraram à oportunidade de fabricar as duas primeiras ATIs encomendadas. Foram dias e noites de muito trabalho. [ouça o áudio acima]
O resultado, 15 anos depois, é uma história de sucesso. A empresa que nasceu em Maringá fabrica equipamentos para todo o país e até para o exterior. [ouça o áudio acima]
Outras empresas do mesmo segmento surgiram na esteira da alta demanda por academias de terceira idade, de primeira idade, academias para jovens adultos, para cadeirantes.
Hoje em dia a gente vê as academias ao ar livre por todo o país. E histórias de pessoas que melhoraram quadros de diabetes, depressão, hipertensão, porque passaram a cuidar melhor do corpo e da mente.
O vereador Dr. Manoel Sobrinho, por exemplo, é um adepto das ATIs e sabe melhor do que ninguém o bem que faz à saúde. [ouça o áudio acima]
Vale lembrar que por causa da pandemia, as academias ao ar livre estão interditadas no momento.
(atualização às 13h16): A partir de segunda-feira (26) será permitida a utilização da ATI de acordo com o decreto publicado no inicio da tarde desta sexta-feira (23)
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550