Os preparativos para o Censo Demográfico 2022, que começa no dia 1º de agosto e vai visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o país, já começaram. Em abril, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um processo seletivo para contratar trabalhadores temporários para a realização da pesquisa. E um novo processo seletivo complementar foi aberto.
Apenas na região de Maringá, por exemplo, são 289 vagas abertas. Em Maringá, são 149 vagas disponíveis para recenseador. O processo complementar foi aberto para suprir as vagas que não foram preenchidas na prova anterior, como explica o coordenador regional do IBGE, Sérgio Ricardo Braga. [ouça no áudio acima]
Além de Maringá, estão abertas ainda 67 vagas em Sarandi, 28 em Paiçandu, 22 em Mandaguari, 7 em Mandaguaçu, 5 em Presidente Castelo Branco, 6 em São Jorge do Ivaí e 5 vagas em Itambé. Em todo o Paraná ainda precisam ser contratados 4.359 trabalhadores temporários para este cargo.
Por se tratar de um processo rápido, desta vez não haverá prova escrita, apenas prova de títulos, que irá considerar o grau de escolaridade de cada candidato. O requisito mínimo para a participação é o Ensino Fundamental Completo. [ouça no áudio acima]
Para a função de recenseador, a remuneração será de acordo com a produtividade. Os interessados devem se inscrever até quarta-feira (15), no site do IBGE, em ibge.gov.br, e acessar a aba 'Trabalhe Conosco'. A relação dos candidatos aprovados deverá ser divulgada até o dia 30 de junho.