O novo decreto publicado nessa quarta-feira pela Prefeitura de Maringá reforçou o que já estava valendo: os ônibus do transporte coletivo só podem circulam com no máximo 50% da capacidade.
O ônibus padrão que roda em Maringá tem capacidade para 88 passageiros. Portanto, só pode circular com no máximo 44 pessoas.
Na percepção dos usuários, os ônibus estão circulando lotados. Essa é uma reclamação recorrente entre os ouvintes que enviam mensagens para o Grupo Maringá de Comunicação.
No terminal não é difícil ouvir relatos parecidos. Dorca Alves dos Santos diz que viaja em ônibus cheio. [ouça no áudio acima]
Nesta manhã, uma equipe de fiscalização do Procon esteve no Terminal Intermodal para verificar se o decreto está sendo cumprido.
Os fiscais contaram os passageiros no momento do desembarque. É verdade que alguns passageiros podem ter descido em pontos no trajeto, antes de chegar ao terminal, mas o diretor do Procon Geison Ferdinandi disse que apenas dois veículos foram flagrados com mais passageiros do que o permitido. [ouça no áudio acima]
Sobre os ônibus lotados antes de chegar ao terminal o diretor do Procon disse que é preciso denunciar para o 156 da Ouvidoria Municipal. A empresa de transporte coletivo Cidade Canção informou que está cumprindo o decreto e que quando se verifica excesso de passageiros um novo carro é colocado naquela linha e horário.