Procon de Maringá orienta consumidores e lojistas para compras de Natal
Foto: Geovan Petry / CBN Maringá

Boas práticas

Procon de Maringá orienta consumidores e lojistas para compras de Natal

Economia por Geovan Petry em 20/12/2022 - 10:15

Durante esta semana, o Procon de Maringá, faz orientações aos consumidores e lojistas. Com a proximidade do Natal, as equipes ouvem e orientam as pessoas que querem tirar algum tipo de dúvida. Uma cartilha também é distribuída com as boas práticas no mercado de consumo. Outras equipes estão nas ruas para uma pesquisa sobre os materiais escolares.

O fim de ano chegou e muita gente ainda não foi às compras para o Natal. São aqueles que deixam para a última hora. De olho nesses consumidores, o Procon colocou nas ruas da cidade de Maringá equipes para orientar as pessoas e também os lojistas para as “boas práticas” que consistem em tirar dúvidas e mostrar o que está sendo feito de forma correta ou não na relação entre o consumidor e o estabelecimento comercial.

O diretor do Procon, Flávio Mantovani, fala que estas boas práticas precisam ser respeitadas. E para auxiliar, um manual é entregue para os consumidores. [ouça o áudio acima]

As principais informações repassadas às pessoas tratam sobre a legislação do código de defesa do consumidor que ampara não apenas o cliente mas também aquele que vende um determinado item. Além disso, orientações como manter os produtos com informações obrigatórias e corretas nas prateleiras e com mais qualidade para o consumidor, as formas de pagamento aceitas, telefone e endereço do Procon local de forma visível e exemplar do Código de Defesa do Consumidor em lugar de fácil acesso e visível e também verificar as publicidades veiculadas pelas lojas, no sentido de identificar possíveis abusos.

A vendedora Márcia Santos precisou de ajuda para resolver um problema para o conserto do celular do pai dela. Os profissionais que estão com o Procon Móvel, que está no centro da cidade, orientaram e ela vai em busca de uma solução. [ouça o áudio acima]

No mesmo período do ano passado, entre os dias 15 e 31 de dezembro, o Procon atendeu mais de 400 reclamações de consumidores. Para esta quarta-feira (21), as equipes estarão na entrada principal do Terminal Intermodal.

Outro trabalho que está em andamento ao longo desta semana é a pesquisa sobre o preço dos materiais escolares. De acordo com o Procon de Maringá, o objetivo é oferecer aos pais e responsáveis um levantamento detalhado para que a compra possa ser feita em lojas que ofereçam produtos com qualidade e menor preço. [ouça o áudio acima]

A pesquisa será publicada nos próximos dias. Em janeiro está previsto um novo levantamento em lojas que vendem materiais escolares para que se possa fazer a análise dos itens que tiveram aumento ou diminuição nos preços.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade