Um consumidor procurou o Procon-PR alegando ter sido vítima de um golpe. Ele tentou fazer uma compra no cartão de crédito durante um show. Na hora de realizar o pagamento, foi informado por um golpista, que se passava por um atendente, que seu cartão havia sido recusado. Uma nova tentativa foi feita, e novamente a compra não foi processada.
Neste momento, o estelionatário afirmou que iria trocar a maquineta. No entanto, ele também trocou o cartão, ficando com o cartão da vítima. A troca só foi percebida pelo consumidor no dia seguinte, quando notou movimentações em sua conta corrente.
A coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, explica como o golpe é aplicado. [ouça no áudio acima]
Nessa semana, o órgão expediu uma série de orientações aos consumidores para não caírem neste tipo de golpe. A principal dica é não entregar o cartão na hora da compra. Cabe ao consumidor inserir e também retirar o próprio cartão da maquineta, sem dar brecha para a substituição. Outra dica muito importante é sempre observar o valor que será debitado no visor da máquina, para impedir que possíveis golpistas passem um valor maior do que o acordado na hora da compra.