Professores da rede municipal de ensino em Umuarama (a 164 quilômetros de Maringá) iniciaram nessa quarta-feira (27) uma paralisação das atividades. Eles pedem que o município reajuste o salário da categoria seguindo o piso nacional do magistério.
Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (SISPUMU), cerca de 95% dos 970 professores filiados aderiram à greve. Atualmente, o piso nacional do magistério é de R$ 3.845,63, segundo uma portaria do Governo Federal.
No entanto, conforme o sindicato, o vencimento dos professores da rede pública de Umuarama não foi reajustado em 2022. Uma comissão de professores e demais representantes do órgão se reuniu com a Prefeitura de Umuarama nessa quarta-feira (27) para uma negociação, porém, as partes ainda não chegaram em um acordo, diz a secretária-geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama, Cristiane de Fátima Silveira. [ouça no áudio acima]
A paralisação segue nesta quinta-feira (28). Um grupo de professores se reuniu em manifestação em frente ao Paço Municipal.
Segundo a Prefeitura de Umuarama , as aulas no município seguem normalmente para turmas onde os professores não aderiram à greve. Na quarta-feira (27), primeiro dia do movimento, 19 escolas tiveram as atividades totalmente paralisadas.