A programação oficial da Flim, a festa literária internacional de Maringá, foi divulgada pela organização. As informações sobre mesas, palestras, oficinas e outras ações estão disponíveis na internet, no site do evento.
Neste ano, a flim ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro. Pela primeira vez, será ao lado do estádio Willie Davids, não mais na praça Renato celidoneo. O tema da Flim 2018 é resistências.
A primeira ação programada no dia 21 é a mesa-redonda “A força da palavra negro”, com os escritores Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, e Cidinha da Silva, autora de Um exu em Nova York. A conversa está marcada para às 9h30, no auditório sertões.
O lançamento oficial da festa ocorre no dia 21 às 19h, no auditório Sertões. O músico e escritor Tony Belloto, guitarrista dos Titãs e autor de livros como “Lô”, participa de uma mesa.
Ao longo da feira, participam, entre outros nomes, Marcia Tiburi,João Silvério Trevisan,a argentina Selva Almada. O ex-titã Arnaldo Antunes, que também é poeta, faz show na noite do dia 22.
O curador da festa neste ano é Rogério Pereira, jornalista, editor do jornal Rascunho e diretor da biblioteca Pública do Paraná. Segundo ele, a programação foi pensada em torno do tema Resistências.
A Secretaria Municipal de Cultura é a responsável pela Flim. Neste ano, para fortalecer o evento, foram realizadas ações chamadas de pré-Flim. Duas delas contaram com as escritoras Thalita Rebouças e Conceição Evaristo.
A Flim 2018 também terá venda de livros, lançamentos e outras ações.