O 'Escala Cultural', projeto que seleciona espetáculos teatrais que percorrem o Brasil para se apresentar em Maringá, existe desde 2018. Por conta da pandemia, as apresentações tiveram uma breve pausa. Em 2021, o projeto até foi retomado, mas na modalidade online, com cinco edições.
Mas na próxima quarta-feira (6), ele estará de volta e de forma presencial. Promovido através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto trará, através do Festival de Teatro de Curitiba, o Grupo Magiluth, com a peça "Estudo Nº 1: Morte e Vida". A apresentação será realizada no Teatro Barracão, às 20h, com entrada gratuita e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O Grupo Magiluth vem de Recife, Pernambuco. A peça conta a história de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio, em busca de melhores condições de vida e trabalho. O retorno das apresentações na modalidade presencial é motivo de comemoração, como explica uma das idealizadoras do projeto, Rachel Coelho. [ouça no áudio acima]
Este será o 15º espetáculo trazido à Maringá através do 'Escala Cultural'. Nesta edição, a curadoria também será assinada pelo crítico teatral Valmir Santos, de São Paulo.