O programa Florescer completa dez anos este mês em Maringá e para comemorar a data, a 6ª Mostra Cultural do projeto é especial. Até essa sexta-feira (23), quem for até o local terá acesso a trabalhos de crianças e adolescentes desenvolvidos no primeiro semestre com o foco em tecnologia. A ideia era despertar o lado artístico e criativo das crianças. Com o tema “10 anos de amor e cuidado”, a mostra foi inspirada em uma visita feita no início do ano ao Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. De acordo com a coordenadora do Florescer, Fátima Cristina Lucas de Souza, a ideia foi contar a história da ação social de maneira diferente e interativa.
O estudante de 13 anos, Bruno Henrique dos Santos, é um dos alunos do projeto Florescer. Na mostra, ele expõe um trabalho sobre bullying, um tema que ele pode aprender muito durante as pesquisas.
Dayse Schimmack, de 9 anos, está há quatro meses no projeto e já diz se sentir em casa. É que para ela, o Florescer é uma família.
O projeto Florescer é mantido em Maringá pelo Grupo G10 e a Rodoparaná, mais outras empresas também podem ser mantenedoras da iniciativa, que nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Hoje, o programa atende 80 crianças e adolescentes do município em situação de vulnerabilidade social. Eles aprendem várias atividades no contraturno escolar, destaca a coordenadora Fátima de Souza.
A 6ª Mostra Cultural do projeto Florescer ocorre no pátio do Posto G10, na saída para Astorga. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outras informações no site.