Principalmente depois dos anos 2000, personagens dos quadrinhos vêm ganhando as telas do cinema. Homem Aranha, DeadPool, Pantera Negra. Mas esses aí são do mainstream, famosos mundialmente.
A arte do quadrinho, no Brasil, sempre foi vista como um movimento de resistência, fora do eixo, porque nunca teve uma grande circulação mundial. No Paraná, então, imagine.
Mas, o norte do Paraná é bem servido nesse sentido. No sábado (1º) o evento “Risco sem risco”, organizado pelo jornalista e produtor cultural Andy Iore, vai apresentar essa arte. Participam jornalistas, artistas, e quadrinhistas independentes de Maringá, Umuarama, Londrina e Mandaguari.
O evento é gratuito e ocorre no Batcave, que fica na Avenida Colombo, das 15h às 19h. Na programação estão exposição, oficinas e trocas e vendas do gibis e livros.
Iore sempre foi ligado a produções alternativas. Ele criou um zine nos anos 1990 em Maringá, o “The Wild Side”, que durou de 1991 a 1994. A publicação divulgava a produção cultural independente. No “Risco sem risco” os exemplares desse zine.
Originais do Marcatti, um artista independente que vive em São Paulo e produz desde os anos 1970, também vão poder ser vistos.