Opinião
Quando vamos aprender com os erros?
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/11/2022 - 10:03Ontem ocorreram manifestações em frente a quartéis e batalhões. Os manifestantes, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, pediam intervenção militar. Não aceitam o resultado das urnas e consideram que o país precisa de uma ação inconstitucional.
Será que as pessoas têm dimensão do real preço de uma intervenção militar?
A nossa história está recheada de militarismo e intervencionismo da farda na vida pública e não se demonstrou um sucesso ao longo do tempo. O país não conseguiu resolver seus principais problemas por causa disso. Vale insistir no erro?
A liberdade tem que ser sólida o bastante para se manter sem sair das regras constitucionais e das leis que legitima a democracia.
Ser um liberal é respeitar a lei, é agir dentro dela e saber que não se ganha sempre, mas que não se cala nunca. Contudo, sem jamais querer mudar a regra do jogo para ser beneficiado.
Winston Churchill, primeiro-ministro inglês, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) considerava que a democracia não é boa, mas entre todas as formas de governo era a menos ruim.
Logo, temos que aprender a aprimorá-la e não a destruir. Mudar as regras do jogo quando não ganhamos, considerar que nada pode permanecer se o resultado não for o esperado.
Quando vamos amadurecer? Quando vamos deixar de ser cabeças-duras para agirmos de forma madura e construir a possibilidade e a solução em vez de destruir a condição que a gera.
Queremos tanto ser grandes e nos falta maturidade.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade