Quanto custa a ignorância?
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Opinião

Quanto custa a ignorância?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 29/12/2020 - 08:02

Te alerto que não é barato. Mas não se sente quando se convive já que no mar de ignorância a semelhança do limite sempre é um consolo. Onde todos não parecem ter muita instrução, a inteligência é ilusão. Contudo, ela é a saída. Porém, em um “mar de burrice” ela fica cada vez mais longe.

Não é fácil encontrar saída quando o hábito e a limitação na compreensão da realidade engessam soluções lógicas. E isto não é uma questão generalizada, teórica. É lógica, está próximo de você, observe. Reflita o quanto a falta de conhecimento já custou caro as pessoas. 

Lembre-se de quantas vezes na sua vida a limitação do conhecimento lhe tirou oportunidades. Na convivência necessária com outras pessoas, muitas também limitadas em sua qualidade técnica e científica, fora a falta de valores, o quanto se perdeu e quanto se perde?

Empresas reproduzem pouco por terem relações limitadas, por ter um capital humano limitado. Ainda há empresários que acreditam que a ignorância dos seus colaboradores é a maneira de lucrar mais pagando menos. Não se percebe que manter a limitação nos limita também. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Sistema de Indicadores Sociais (SIS), com dados do ano passado, 2019, mostra que 24,8% dos brasileiros estão na faixa da pobreza. 6,5% na extrema pobreza. 

Algumas associações são sempre lembradas ao falarmos da desigualdade de renda no Brasil. 70% dos pobres são negros e pardos. As mulheres negras e pardas são 38,1% desta população. 

Quando o assunto é o grau de instrução, a associação entre miséria e tempo de banco na escola fica evidente. Apenas 0,6% da população pobre tem curso superior. 24,8% têm fundamental completo ou incompleto. 

Este é o ponto, instrução e qualificação. Não é apenas ensinar a fazer, envolver no processo de produção. Gerar condições de que a inteligência desenvolvida tenha a oportunidade de ser produtiva. Conhecimento e geração de riqueza têm que estar associados. Sem isso, não há futuro. 

Toda empresa precisa investir na qualificação das pessoas. Gerar capacidade produtiva e possibilidade de melhoria nas relações humanas dentro do ambiente de trabalho. Fazer da vida profissional uma realização, independente do posicionamento das pessoas dentro das corporações. Todos ganham com isso.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

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