Segundo mandato
Ratinho Junior é empossado governador do Paraná em cerimônia na Alep
Política por Portal GMC Online em 01/01/2023 - 12:15Neste domingo, 1º, o governador Ratinho Junior (PSD) tomou posse do segundo mandato em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.
A cerimônia de posse, prestigiada por inúmeras autoridades civis, militares, eclesiásticas, do corpo consular e convidados, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo Estadual. Logo após a abertura da sessão plenária, com a recepção do governador e de seu vice e o anúncio da composição da Mesa Diretora dos trabalhos, foram executados o Hino Nacional e o Hino do Estado do Paraná, interpretados pela dupla sertaneja Bruno Cezar e Leandro, com a participação do acordeonista Fabiano Bianck.
A primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa e a vice-primeira-dama, Maria José Piana, foram homenageadas com a entrega de um ramalhete de flores, feita pela deputada Claudia Pereira (PSC). Depois disso Ademar Traiano declarou Carlos Massa Ratinho Junior e Darci Piana como oficialmente empossados nos cargos de governador e vice-governador, passando a palavra ao chefe do Poder Executivo estadual.
Discurso
Em seu primeiro discurso como governador, Ratinho Junior relembrou seu início na vida pública como deputado estadual, ressaltando que foi no Plenário da Assembleia Legislativa que começou a compartilhar seus sonhos com todos os paranaenses.
“Foi nesta Casa que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito. Aprendi que ouvir, ponderar e ter serenidade para tomar as decisões, é mais importante que ter razão. A caminhada até aqui, hoje, foi marcada por uma trajetória de muita luta, de muito trabalho, de muita confiança, e pela certeza de que é possível romper com modelos antigos e estabelecer um novo jeito de fazer política”, disse.
Ratinho Junior também afirmou em seu discurso ter orgulho de ser o primeiro governador do Paraná, nos últimos 40 anos, que não faz parte de nenhuma oligarquia política, e de ter uma história familiar de superação. O novo governador do Paraná agradeceu aos mais de três milhões de votos que recebeu dos paranaenses e afirmou estar consciente da responsabilidade, e que sua dedicação e entrega serão plenos durante os próximos quatro anos.
“A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno do nosso país, é também o compromisso de todos que me acompanham no meu governo, todos os secretários e todos os dirigentes de estatais, de autarquias e de órgãos do Estado vão trabalhar com metas e objetivos para consolidar o Paraná como protagonista do Brasil”, ressaltou.
O governador do Paraná falou sobre a importância do agronegócio para a economia do estado, afirmando que seu governo investirá em novas tecnologias no campo e apoiará os pequenos, médios e grandes produtores rurais do estado. No discurso, Ratinho Junior afirmou que serão realizados pesados investimentos em infraestrutura para acompanhar o crescimento da produção agrícola e industrial do estado. “Seremos o polo logístico da América Latina para assumir a liderança econômica da nossa região”, destacou.
Para a área de segurança pública, o novo chefe do Poder Executivo estadual afirmou que o objetivo é combinar as mais modernas tecnologias com inteligência, estratégia e a presença ampliada do contingente policial do Estado nas ruas. Para a Educação, Ratinho Júnior declarou que o aluno da rede estadual será o centro do processo de ensino. “Vamos em busca do melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil. Será nossa meta e nosso desafio. No ensino superior vamos consolidar nossas universidades estaduais. As nossas escolas e universidades serão a base formadora de cidadãos prontos os novos desafios”, apontou.
A geração de emprego no estado também foi abordada pelo novo governador em seu discurso de posse. De acordo com Ratinho Junior, o objetivo é gerar empregos próximos das pessoas para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar grandes distâncias para trabalhar ou buscar emprego. Na área da saúde, o chefe do Executivo afirmou que serão criados programas específicos para garantir que saúde no Paraná seja sinônimo de respeito e qualidade.
Ratinho Junior encerrou seu discurso afirmando que o novo modelo de gestão exige transparência, medidas de governança com políticas de compliance em todas as áreas e respeito ao dinheiro público. “Não viveremos mais num estado de improviso. Vamos planejar nosso futuro. Durante a campanha eu sempre dizia que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é o da eficiência”, concluiu o governador.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade