Dos mais de 5 milhões de inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 no país, 211 mil realizaram as provas no Paraná e 7.905 fizeram em Maringá. O Exame foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira ocorreu neste domingo (3) e a segunda será realizada no próximo dia 10.
Neste primeiro dia de provas, foram respondidas 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas, além da redação. E o tema ‘surpresa’ deixou participantes ansiosos antes da prova. A estudante Natália Barroso, de 17 anos, era uma delas.
Enquanto os estudantes ainda faziam o Enem, o MEC (Ministério da Educação) divulgou o tema da redação deste ano, que foi sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto dissertativo de até 30 linhas não poderia ferir os direitos humanos. O exame iniciou às 13h30 deste domingo e teve a duração de 5h30. Neste período, o professor Rodolfo Isaias Barbosa ficou no local de prova aguardando e torcendo pelo irmão dele, que fez o Enem pela segunda vez.
Além de testar os conhecimentos, o Exame Nacional do Ensino Médio abre portas para quem deseja ingressar no ensino superior do país. É que os participantes têm a possibilidade de usar as notas do exame para entrar em faculdades públicas e privadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Em 2015, a estudante Paula Jéssica Magno conseguiu ganhar uma bolsa de estudos para cursar Ciências Sociais, mas não pode estudar naquela época. Agora, ela faz enfermagem, mas ainda fez o Enem em busca da oportunidade de cursar medicina em uma faculdade privada.
Na segunda etapa do Enem, no dia 10, serão respondidas 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.