Desde o ano de 2005, a Diocese de Campo Mourão trabalha em um projeto chamado "A Rota da Fé”, que hoje está na 60ª edição. A rota é caminho de peregrinos que vão de Campo Mourão à cidade de Fênix, passando por pontos religiosos de municípios ligados à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).
Através de uma parceria com o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a Associação Internacional do Turismo e a Diocese, foi definido um trajeto oficial, como primeiro caminho Iniciático de Compostela no Brasil. Campo Mourão, Corumbataí, Barbosa Ferraz e Fênix farão parte desta rota turística e religiosa, por haver uma forte ligação de pessoas da região com a cultura da Espanha. E esse foi um ponto importante para o desenvolvimento do projeto, como explica o padre Gaspar Gonçalves da Silva, assessor da pastoral do turismo religioso sustentável. [ouça o áudio acima]
Além de atrair turistas, a ideia é fazer com que os peregrinos façam primeiro a caminhada entre Campo Mourão e Fênix e depois possam ir à Compostela para uma jornada de 30 dias e 800 quilômetros. Por isso o nome “Caminho Iniciático de Santiago de Compostela”.
Para a implantação do projeto são R$ 60 mil em recursos de emenda parlamentar. [ouça o áudio acima]
O presidente da Associação Internacional para a Cooperação Turística e chanceler da Ordem do Caminho de Santiago, Alejandro Rubin, explica que a Rota da Fé vai ter um significado importante antes, durante e depois da implantação do caminho. [ouça o áudio acima]
A assinatura do convênio ocorre nessa sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, em uma reunião dos prefeitos do Paraná, onde estará presente o presidente da Fecomércio e vice-governador do Estado, Darci Piana. No sábado (19), às 8h30 da manhã, a apresentação do convênio será em Campo Mourão no centro catequético na Rua Harrison José Borges, 810.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550