A 1ª audiência pública de revisão do Plano Diretor de Maringá contou com a presença de mais de 200 participantes na noite dessa segunda-feira (29) na Câmara Municipal. O evento foi organizado pelo Ipplam (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá). A primeira etapa foi de mobilização popular. Na audiência, a população conheceu a metodologia de trabalho e entendeu como será a participação popular no processo.
As próximas audiências serão realizadas em bairros. Nos eventos participativos, serão debatidas as alterações, ampliações ou até supressões de diretrizes viárias e de zonas especiais nas áreas urbanas do município. Na segunda audiência, que ainda não tem data definida, será feita a validação da proposta metodológica e eleição do Grupo de Acompanhamento, que ficará responsável pela avaliação contínua e leitura comunitária das atividades desenvolvidas.
Na sequência, será composto o Grupo de Cooperação Técnica, que fornecerá dados técnicos, materiais e trocas de experiências por meio de representantes de instituições de ensino superior, órgãos públicos, entidades profissionais e conselhos profissionais de classe. A previsão da equipe técnica do Ipplam é que todo o processo de revisão do Plano Diretor de Maringá seja concluído até o início de 2020.