Jandaia do Sul e Jardim Alegre, cidades do noroeste do Paraná, enfrentam um rodízio no abastecimento de água por causa da crise hídrica.
A medida começou no final de agosto e não tem data para terminar. Ou seja, no feriadão será preciso economizar ao máximo a água, incluindo a terça-feira, 7 de Setembro.
O rodízio funciona assim: as cidades foram divididas em dois setores. Cada setor fica um dia com água e outro sem. O rodízio começa às 8h e segue até às 8h do dia seguinte. São 24 horas sem água e outras 24 com água.
Maria Valério, moradora de Jandaia do Sul, tem caixa de água em casa e mora sozinha. Não está sofrendo tanto com o rodízio. Mas mesmo assim está economizando água. Na última chuva aproveitou para lavar as calçadas e aconselha que quem puder instale uma caixa de água em casa. Aos vizinhos e amigos que ficam sem água, ela oferece ajuda. [ouça o áudio acima]
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, diz que se chover a situação será normalizada, mas se não chover um plano B será colocado em prática. [ouça o áudio acima]
Em Jardim Alegre, a Sanepar informa que não haverá rodízio nesse domingo (5), mas no feriado sim.
O nível dos rios e poços artesianos que abastecem Jandaia e Jardim Alegre caiu bastante por causa da estiagem. Com o rodízio é possível atender toda a cidade, sem prejudicar as partes mais altas e distantes dos pontos de distribuição.
A Sanepar dá dicas de economia. Por exemplo: um banho de 10 minutos consome em média 60 litros de água. Reduzir o tempo para cinco minutos economiza 30 litros de água.
Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes é outra dica importante de economia. Para lavar louça ou roupa, junte uma boa quantidade antes de abrir a torneira.
Lavar carro e calçadas com água tratada não é apenas um desperdício enorme como pode infringir leis municipais. Algumas cidades já regulamentaram o tema.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550