Opinião
Rodovias privatizadas é a saída
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 04/09/2019 - 09:16Governo federal está fazendo concessões de infraestrutura. Neste ano já foram 26. O Paraná terá a transferência da manutenção de rodovias para empresas privadas. As atuais concessionárias não terão renovado o contrato. Logo, uma nova lógica para a relação entre as empresas e o estado. O benefício do serviço com mais qualidade sem custo elevado para o usuário.
Além das rodovias haverá também a concessão do Porto de Paranaguá. O processo de privatização de infraestrutura é uma resposta fundamental para da eficiência. Com contratos de longo prazo com critérios mais claros entre as partes, poder público e inciativa privada, as condições do estabelecimento da parceria são fundamentais.
A redução do papel do Estado na vida privada cria a lógica do mercado como resposta para o sucesso dos negócios. Logo, a preocupação em ter um investimento voltado a atender ao usuário e menos aos acordos firmados com o poder público garante que o objetivo da infraestrutura administrada pela inciativa privada seja um sucesso.
O caminho é esse, não adianta ficarmos com o modelo antiquado do serviço público ao cidadão. A máquina do estado inchada acaba por arruinar sua função. Ela tem uma lógica em si mesma, garantir os interesses do poder e não da sociedade que deveria representar. As privatizações são bem-vindas.
Temos que ter apenas preocupação com os contratos assinados entre poder público e concessionárias. Ele tem que ser justo. Permitir a lucratividade para as empresas, ser atraente como investimento, mas também benéfico ao usuário por um custo menor possível, o chamado preço justo. Se isso ocorrer, vamos aprender que a privatização foi uma escolha que já poderia ter sido feita a muito tempo neste país.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade