Em outubro do ano passado, foram instalados dois poços de infiltração próximos ao Parque do Ingá. Foi a parte prática do estudo que está sendo realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico, da UEM, contratada pela Prefeitura de Maringá, para tentar encontrar uma solução para a drenagem no entorno do parque.
No fim de semana, a chuvarada alagou a via e levou embora mais uma parte da pista emborrachada do parque. E a questão dos alagamentos e da drenagem voltou à tona.
O professor Sandro Lautenschlager, um dos responsáveis pelo estudo, explica que as bocas de lobo não dão mais conta do escoamento da água o que provoca os alagamentos.
Os estudos estão em andamento, mas os processos para chegar a um resultado são morosos, segundo ele, e existe a preocupação com o impacto ambiental que esses testes podem acarretar [ouça o áudio acima].
Após a instalação dos poços, é necessário medir em tempo real quanto de chuva os poços estão absorvendo. Segundo o pesquisador, a compra dos itens por parte da prefeitura foi concluída. Agora é necessário aguardar a chegada dos sensores, fazer a instalação e esperar a chuva. [ouça o áudio acima]
Ele acredita que no próximo mês os equipamentos estejam instalados. [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550