Nessa terça-feira (9), o vereador Lemuel Rodrigues usou a tribuna da Câmara Municipal ao relatar um caso em que ele teria sido vítima de homofobia.
O vereador disse que foi chamado de bicha por um vizinho durante uma discussão.
A confusão começou por causa da piscina da chácara da ONG que o vereador administra.
Segundo o vereador, o vizinho da chácara postou nas redes sociais fotos da piscina com a água escurecida, aparentemente suja.
O vereador acionou a Patrulha Ambiental da Guarda Municipal porque as fotos tinham sido tiradas de cima do muro e o parlamentar considerou que houve invasão de propriedade, conforme consta do Boletim de Ocorrência registrado pelo parlamentar.
Na conversa entre vizinho, vereador e agentes da Patrulha Ambiental começou a discussão e a ofensa, como o vereador relatou na tribuna. [ouça o áudio]
Nesta quarta-feira (10), a CBN conseguiu contato com a defesa do homem que foi preso acusado de homofobia.
Em nota, a defesa informou que o homem tem 74 anos e é portador de comorbidades.
Ele ficou preso numa cela comum e foi liberado após audiência de custódia.
Segundo a defesa, ele repudia a acusação de injúria racial e está bastante abalado.
Ainda de acordo com a nota, a discussão teria ocorrido por causa da situação da piscina com suspeita de foco de dengue.
A CBN tentou entrevistar a delegada da Mulher responsável pelo inquérito, mas ela não dará entrevista.
Em nota, a Polícia Civil apenas informou que o homem, de 74 anos, foi preso em flagrante após ofender a vítima, de 31 anos, em razão de sua orientação sexual.
Confira a nota da defesa do acusado de ofender o vereador na íntegra:
“A defesa informa que, diante das notícias divulgadas, o Sr. Oscar, de 74 anos e portador de diversas comorbidades, encontra-se profundamente abalado com os acontecimentos recentes e repudia a acusação de injúria racial que lhe foi imputada. Esclarece-se que a discussão teve origem devido a uma situação que já se estendia há algum tempo, relacionada à perturbação do sossego e ao estado da piscina vizinha, suspeita de foco de dengue — doença pela qual a esposa do Sr. Oscar quase perdeu a vida. Ao longo de sua trajetória, o Sr. Oscar sempre pautou sua vida pelo trabalho, pelo respeito e pela dignidade, jamais praticando ou incentivando qualquer ato de preconceito ou discriminação. A defesa relembra que vigora em nosso ordenamento jurídico o princípio da presunção de inocência, segundo o qual ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Por fim, reafirma que o fato não reflete sua história de vida, mas um episódio isolado, já lamentado por ele e sua família. A defesa confia em uma Justiça séria e independente."
Confira a nota da Polícia Civil sobre o caso:
“A PCPR informa que um homem, de 74 anos, foi preso em flagrante pós ofender uma vítima, de 31, em razão de sua orientação sexual. O caso ocorreu na segunda-feira (8), em Maringá, e foi atendido pela Guarda Civil Municipal. Segundo apurado, o autor teria proferido xingamentos homofóbicos contra a vítima, durante uma discussão relacionada à ONG de animais mantida por ela. Ele foi detido no local pela GCM e encaminhado à unidade da PCPR. Após a captura, ele foi direcionado ao sistema penitenciário e segue à disposição da Justiça.”