Durante a fiscalização de rotina nas estradas federais do Paraná, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontram caminhões que não poderiam estar rodando.
Entre as irregularidades mais comuns estão os pneus lisos e o chamado ‘freio isolado’, uma gambiarra que o caminhoneiro faz para economizar com a manutenção.
O freio isolado deixa um ou mais freios inoperantes.
Resultado: rodados sem freios que não conseguem parar um caminhão numa emergência.
Só este ano foram registrados 177 acidentes envolvendo caminhões nas estradas federais do Paraná.
100 pessoas ficaram feridas e cinco morreram.
Em boa parte dos casos, os caminhões apresentavam defeitos mecânicos, diz o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Maringá, Pedro Faria. [ouça o áudio]
Os caminhões com defeitos mecânicos são os mais antigos e geralmente de motoristas autônomos. Um vídeo divulgado pela PRF mostra três flagrantes. Num dos casos todos os pneus precisam de troca urgente. Em outro, todo o sistema de freios precisa de manutenção. Os caminhões removidos só são liberados do pátio da PRF quando todas as irregularidades são resolvidas.